A Oclusão é a área da Medicina Dentária que estuda as relações estáticas e dinâmicas entre os dentes do maxilar (superior) e a mandíbula (inferior).
Quando existem desequilíbrios nestas relações, e consequente desalinhamento dos dentes e maxilares, estamos perante uma ma oclusão.
Na área da oclusão existem até três tipos de má oclusão dentaria:
Classe 1: a arcada superior encaixa-se perfeitamente com a arcada inferior;
Classe 2: a arcada superior é muito maior do que a arcada inferior, dando a sensação de a pessoa não ter queixo;
Classe 3: a arcada superior é muito menor do que a arcada inferior, dando a sensação de a pessoa ter um queixo muito grande;
Poderão existir alguns casos onde a má oclusão é pouco significativa, mas convém visitar o dentista para não prolongar o problema.
A má oclusão poderá aparecer sendo você ainda um bebé ou já um adulto formado, iremos apresentar-lhe algumas condições pela qual a má oclusão poderá acontecer:
Defeitos na mandíbula, normalmente de nascença;
Gengivas: recessões;
Falta de dentes;
Incompatibilidade entre o tamanho da mandíbula e dos dentes;
Alguns hábitos incorretos, como o uso do biberão, chuchar no dedo ou determinados movimentos da língua, podem causar a projeção dos dentes;
Esta pode causar um conjunto de problemas ao nível dos dentes, gengivas, articulações e músculos.
Dentes: desgastes, fraturas, mobilidade, sensibilidade, dores;
Gengivas: recessões;
Articulação temporomandibular: estalidos, ruídos, dores, zumbidos nos ouvidos, dificuldades no fecho e abertura da boca;
Músculos: fadiga, espasmos e dores musculares que podem originar dores de cabeça, enxaqueca, dor nos olhos, nos seios nasais, no pescoço ou no ombro.
O tratamento das más oclusões é variável e adaptado a cada paciente individualmente. Poderá consistir num simples ajuste aos dentes, substituição de dentes ou medicação (geralmente temporário). Uma dieta mole e/ou terapia de relaxamento, recorrendo a uma goteira oclusão, é muito frequente.
Porém, os tratamentos poderão ser mais complexos com necessidade de recurso a aparelhos ortodônticos ou reabilitações extensas de prótese e com duração de vários anos.
Em ambos os casos, será sempre necessário um acompanhamento clínico especializado que encontrará na Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes.
