Implantologia
Um implante dentário pode considerar-se, essencialmente, como um análogo substituto duma raiz natural; apresenta uma forma cilíndrica ou cónica, semelhante a um parafuso, e é constituído por titânio com um revestimento especial que permita a união com o tecido ósseo.
Ortodontia
A Ortodontia é a área da Medicina Dentária que envolve o diagnóstico, prevenção e tratamento dos problemas causados pelo irregular posicionamento dos dentes, onde os dentes não se articulam de uma maneira harmoniosa.
Odontopediatria
A Odontopediátrica é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica exclusivamente ao tratamento de bebés, crianças e adolescentes. As consultas são adaptadas à faixa etária de cada criança e pretendem tornar a ida ao dentista num momento divertido e positivo, com base na confiança e no afeto.
Oclusão
A Oclusão é a área da Medicina Dentária que estuda as relações estáticas e dinâmicas entre os dentes do maxilar (superior) e a mandíbula (inferior).
Quando existem desequilíbrios nestas relações, e consequente desalinhamento dos dentes e maxilares, estamos perante uma Má oclusão.
Periodontologia
Periodontologia é a área da Medicina Dentária que se dedica aos tecidos de suporte dos dentes, conhecido como o periodonto, esses tecidos incluem a gengiva, o osso do maxilar ao redor das raízes dos dentes, e os ligamentos que unem os dentes ao osso.
Imagiologia Dentária
A Imagiologia Dentária é uma especialidade Medicina Dentária que emprega o uso de imagem para diagnosticar e tratar as doenças do foro dentário.
Prótese Fixa
Especialidade da Medicina Dentária que recorre a dentes artificiais fixos para a reposição de dentes perdidos, para a recuperação de dentes muito destruídos ou para melhorar esteticamente dentes cuja cor ou forma é deficiente.
Cirurgia
A Cirurgia Oral é a especialidade da Medicina Dentária que se ocupa da prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação da patologia da boca por meio de atos médico-cirúrgicos, permitindo o restabelecimento estético e funcional.
Endodontia
O tratamento endodôntico, vulgarmente designado ‘desvitalização’, consiste na remoção do tecido da polpa e dos canais radiculares, e no alargamento destes com subsequente preenchimento com um material obturador.