Tipos de Aparelhos

Os aparelhos podem ser fixos ou removíveis.
Os aparelhos fixos são muito eficientes produzindo um movimento dentário mais controlado, são constituídos por brackets e arcos. Os brackets são fixos aos dentes, os arcos (fios de diferentes ligas metálicas) transmitem forças aos dentes para os movimentar. Os brackets podem ser metálicos prateados (os mais usados e eficientes), dourados ou cerâmicos (mais discretos). A união entre brackets e arcos faz-se por ligaduras metálicas ou elásticas (podem ser de diferentes cores). Depois durante a correção torna-se frequentemente necessário associar outros acessórios como molas, elásticos, ganchos, bandas, etc.

Os alinhadores constituem uma nova tendência na Ortodontia. Permitem um tratamento ortodôntico invisível e altamente eficaz. Utilizando um material termo-plástico transparente, são fabricados à medida dos dentes. O tratamento com alinhadores consiste num conjunto de alinhadores utilizados sequencialmente.

Os aparelhos removíveis tradicionais utilizam molas metálicas e são muito limitados nos movimentos que são capaz de produzir, estando indicados em casos simples durante a fase de dentição mista. No entanto podem ter outras indicações para alem de correção; podem ser utilizados na fase de contenção (para estabilizar os resultados finais), para levantar a mordida (para descruzar uma mordida cruzada) ou como aparelhos funcionais.
Como aparelhos acessórios temos ainda os disjuntores (fixos para expandir o maxilar superior) mascara facial (removível para protruir e estimular o crescimento do maxilar superior) expansores, barras palatinas, etc...