Considerado por muitos como moda sexy e glamoroso, será um piercing oral (língua, lábios ou bochechas) uma boa ideia? Os riscos para a sua saúde são numerosos. Passemos a referir alguns;

Podem estar na origem de fraturas completas ou incompletas do esmalte, sendo a prevalência deste tipo de lesão mais frequente nos praticantes de desporto.

Recessões gengivais, são uma constante junto aos dentes onde a irritação por contacto se verifica. Nos pacientes já com problemas periodontais verifica-se um agravamento.

Desgaste dentário, o esmalte dos dentes desgasta-se devido á fricção constante provocado pelo piercing. Podendo acentuar-se quando na presença duma parafunção ou hábito.

Risco de inalação ou deglutição, o piercing pode soltar-se podendo ser aspirado com a respiração ou engolido havendo a possibilidade de provocar lesões internas no sistema respiratório ou digestivo.

A sua higienização difícil faz do piercing o local ideal para a proliferação de bactérias que podem contribuir para o mau hálito.

A língua e lábios têm um papel essencial na fala. A presença física do piercing afecta os movimentos alterando a fala. Também provoca um aumento de salivação levando á libertação de partículas salivares durante a fala, sempre desagradável.

O meio bucal é extremamente rico em bactérias, a presença de vasos importantes na língua pode facilitar a disseminação de infeções. Endocardites no coração, abcessos cerebrais ou infeção da própria língua podendo inchar e obstruir as vias respiratórias.

Tambem no ato de colocação do piercing existem riscos, podem ocorrer lesões nos vasos ou nervos da língua, dor intensa ou possíveis infeções, no caso dos instrumentos utilizados não serem devidamente esterilizados, como o HIV ou Hepatite.

Por isso quando os amigos ou até o profissional dos piercings lhe disser que as complicações são extremamente raras, pense duas vezes!