Que preciso de evitar durante o tratamento ortodôntico?

Resposta:
Evitar o consumo de pastilhas elásticas, caramelos, rebuçados (alimentos pegajosos);
Torradas ou bolachas duras, cenouras cruas, etc…(alimentos duros podem partir ou dobrar os arames); exceto se estiver a utilizar alinhadores, visto que os aparelhos são removidos para comer.
Evitar ainda o consumo de bebidas gaseificadas, bebidas doces, açúcar, doces, etc…(estes alimentos podem dissolver o esmalte superficial);
Roer unhas, esferográficas ou lápis.

Quanto tempo dura o tratamento ortodôntico?

Resposta: É muito variável conforme a gravidade de cada caso, em termos médios 24 meses.

Quando e como iniciar um tratamento ortodôntico?

Resposta: Primeira consulta ortodôntica deverá ser efetuada aos 7 anos. Normalmente o tratamento com aparatologia só é iniciado quando tiver toda a dentição definitiva (+/- 12 anos). É necessário primeiro estabelecer e depois explicar o diagnóstico e plano de tratamento.

Posso praticar desporto com o aparelho ortodôntico?

Resposta: Sim, embora se aconselhe a utilização de um protetor bucal se for um desporto com contacto. Com alinhadores pode remover para a prática do mesmo.

Devo efetuar um branqueamento ao remover o aparelho?

Resposta: Após remoção do aparelho, os dentes apresentam-se mais escuros e manchados. Aconselha-se um tratamento de branqueamento para recuperar ou melhorar a cor dos mesmos. Se estiver a utilizar alinhadores, o branqueamento poderá ser efetuado durante o tratamento ortodôntico.

Consigo falar normalmente com o aparelho?

Resposta: Por vezes o aparelho poderá afetar a fala, afetando a pronuncia de certas palavras, normalmente é passageiro durando alguns dias até o paciente se adaptar.

Consigo comer normalmente com o aparelho?

Resposta: De início aconselha-se uma dieta mole e a cortar os alimentos em pedaços mais pequenos. Alimentos duros, pegajosos e ricos em açucares são de evitar. Com alinhadores come normalmente, visto que são removidos para comer.

Que idade necessito ter para efetuar um tratamento ortodôntico?

Resposta: Tanto crianças como adultos podem beneficiar de um tratamento ortodôntico. A primeira avaliação ortodôntica deve ser aos 7anos. Nos adultos o tratamento poderá ser mais longo, pois já não há crescimento das estruturas ósseas.

Qual a causa dos problemas ortodônticos?

Resposta: Podem ser genéticos ou adquiridos. Os adquiridos podem ser devido a acidentes, perda precoce ou tardia dos dentes de leite ou devido a hábitos como a sucção do polegar.

Existem aparelhos não visíveis?

Resposta: Sim, os alinhadores. Existem também os linguais que são colados na face palatina dos dentes, no entanto são muito menos eficazes e de resultados menos previsíveis. Por isso não são tão recomendados, sendo preferível a utilização de alinhadores ou então de brackets (cerâmicos) e arcos estéticos (revestidos).