Trata-se duma técnica de correção dentária (ortodôntica) utilizando um aparelho fixo que é colado nas faces internas (linguais) dos dentes em vez de ser colado nas faces frontais (vestibulares), assim oferecendo uma excelente alternativa estética para quem pretende corrigir os seus dentes sem a visibilidade do aparelho ortodôntico convencional.

O procedimento inicia-se com a toma de uma impressão, que é depois enviada para um laboratório dentário especializado, sendo utilizada para a confeção de brackets personalizadas. O processo leva cerca de seis a oito semanas e, uma vez concluído, permite que o ortodontista cimente nas faces linguais dos dentes e inicie o processo de correção dentária ativa.
Ortodontia Lingual.

O modo de funcionamento do aparelho lingual é idêntico ao aparelho convencional, ou seja movimentar os dentes através da aplicação de forças suaves e continuas. Aqui as forças são aplicadas sobre as faces linguais.

A grande vantagem do aparelho lingual tem obviamente a ver com a estética. O aparelho é cimentado nas faces não visíveis dos dentes, logo não é percetível para os outros. Também não altera o perfil, visto não protruir o lábio para a frente, ao contrário do aparelho convencional.

No entanto, por tratar-se dum aparelho personalizado sendo confecionado sobre encomenda, os custos são substancialmente mais elevados. Alguns casos podem ser de correção mais difícil com aparelho lingual, logo mais demorados. Havendo casos onde este tipo de aparelho possa estar mesmo contraindicado. A higiene é mais exigente, e podem haver alterações na articulação de alguns fonemas, assim como alguma dificuldade na adaptação da língua á presença do aparelho.

Concluindo, trata-se duma alternativa excelente e eficaz ao aparelho convencional , em particular para os adultos que muitas vezes por razões sócio profissionais necessitam de esconder/camuflar o seu aparelho.