Os mini ou microimplantes ou ainda pinos ortodônticos, são dispositivos de ancoragem temporária que estão a marcar uma nova tendência no tratamento ortodôntico. Funcionam como pontos de apoio para a aplicação de forças, permitindo movimentos dentários mais precisos e de maior amplitude.
Consegue-se, assim, diminuir o tempo de tratamento obtendo resultados mais previsíveis. Constituídos por uma liga de titânio ou aço inoxidável são parafusos de reduzidas dimensões e de fácil colocação e remoção.
Quando se torna necessário movimentar dentes, regra geral são os outros dentes na arcada que irão servir de apoio para a aplicação de forças. Mas nem sempre é possivel a utilização destes dentes, podendo estar ausentes, debilitados ou a sua utilização gerar movimentos não pretendidos. Nestes casos, por exemplo, os microimplantes revelam-se de grande utilidade.
Para além de encurtarem o período de correcção, permitem ainda evitar extracções, alguns aparelhos de menor conforto, como os aparelhos extra-orais e elásticos intermaxilares. Sem dúvida, os microimplantes vieram modificar a forma de planear os tratamentos ortodônticos.
