O tratamento endodôntico (vulgarmente chamado de desvitalização) é um tratamento sensível em termos de realização técnica e princípios biológicos, influenciadores directos do seu prognóstico. O isolamento absoluto é uma técnica aplicada pelos Médicos Dentistas para garantir o melhor controlo possível sobre as variáveis neste tratamento, mas que também traz segurança ao paciente.

Embora por vezes desconfortável, o dique de borracha é uma barreira física fundamental para manter o campo operatório seco e passível de ser desinfectado, enquanto facilita o acesso do Médico Dentista e a visão do mesmo sobre a região a ser tratada. Ao afastar os lábios, bochecha, língua, e todos os outros tecidos moles do paciente, diminui os focos de atenção do profissional, aumentando a rentabilidade da consulta. As possibilidades de infecção cruzada são também diminuídas.

O paciente fica protegido do contacto da sua cavidade oral com as soluções auxiliares de limpeza do interior do dente, assim como da deglutição ou aspiração de instrumentos ou materiais usados durante a consulta.