Equipamentos

Microscopio endodontico

O tratamento endodôntico, tambem conhecido pela desvitalização, consiste na remoção do tecido da polpa e dos canais radiculares, alargamento destes e subsequente preenchimento com um material selador. Os dentes normalmente possuem 1 a 3 raizes, e cada raiz 1 canal, no entanto isso não é uma regra fixa, podendo haver muitas variações, um dente pode possuir mais que três raizes e cada raiz possuir 1,2 ou até 3 canais. A dificultar ainda mais, a possibilidade da anatomia de cada canal poder tambem variar, um canal pode ter uma secção redonda, semicircular, em lua, ou completamente irregular. Pode dividir-se em dois, fundir-se com outro canal, ter canais laterais ou colaterais ou terminar num delta com numerosas ramificações.

Para um tratamento endodôntico ter sucesso é fundamental detetar e tratar todos os canais, em todo a sua extensão. O microscópio endodôntico veio revolucionar o tratamento endodôntico, dado o seu poder de ampliação e iluminação, agora é possivel identificar e tratar mesmo os canais mais problemáticos com visualização direta, não estando dependente da experiência e sensibilidade tactil do médico dentista. A taxa de sucesso do tratamento endodôntico realizado com o auxilio do microscópio supera os 90%, comparando com os 60% sem.

Radiografia Digital 3D

Imagine que fosse possível ao seu Médico Dentista visualizar em 3D a estrutura óssea da sua boca, rodar esta imagem, observá-la por dentro, de cima, de baixo ou por trás. Que fosse possível certificar-se que os seus implantes são colocados precisamente no sitio certo e pretendido. Diagnosticar uma fratura duma raiz não detetável numa radiografia normal. Avaliar a perda óssea nos 360 ° em torno de todos os dentes num paciente com problemas periodontais (doença das gengivas). Avaliar a relação precisa entre as raízes dos seus dentes durante um tratamento ortodôntico. Tudo isso e muito mais, é agora possível e com uma fração da radiação necessária comparado com os exames TAC convencionais. Esta tecnologia encontra-se agora ao seu dispor na Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes e chama-se Tomografia Computorizada de feixe cónico.

Ultimo grito tecnológico no diagnóstico, planificação e tratamento dentário. Esta nova tecnologia permite a reprodução de imagens tridimensionais dos tecidos ósseos com elevada precisão. Permite a obtenção de imagens idênticas ás obtidas com um tomógrafo tradicional mas com uma dose significativamente reduzida de radiação, permitindo a sua ampla e variada utilização na Medicina Dentária.

Consiste num emissor de raios-x e um recetor que rodam em torno da cabeça do paciente. A fonte emissora emite um feixe cônico enquanto gira, permitindo a captação por parte do recetor de mais de 500 imagens distintas. Os dados recolhidos são então convertidos pelo software numa imagem tridimensional das estruturas anatómicas.

As imagens resultantes são em tempo real, de alta resolução, com grande detalhe e com a mínima distorção e artefactos, logo 100% fiáveis. Elas são altamente manipuláveis e de grande versatilidade permitindo a sua aplicação em numerosas áreas da Medicina Dentária. As estruturas poderão ser visualizadas de todos os ângulos, com diversos filtros, sendo possível a obtenção de cortes (fatias) das mesmas.

Com uma baixa emissão de radiação, aliado a um tempo de exposição reduzido e a possibilidade de escolhermos a zona que pretendemos analisar e irradiar, este novo exame torna-se muito mais seguro do que os tradicionais exames de tomografia.

A sua aplicação encontra-se em crescendo, estando a sua utilidade já amplamente comprovada na prática clínica da Medicina Dentária. Já decisivo no diagnóstico, planificação e tratamento na cirurgia oral, permitindo uma melhor avaliação de:

  • patologias (ex. quistos);
  • dentes inclusos;
  • estruturas envolventes;
  • implantologia, na colocação de implantes, na avaliação das características ósseas (qualidade, altura, espessura)
  • ortodontia, numa melhor compreensão das relações dos dentes entre si e com as estruturas envolventes, importantíssimo para o diagnóstico e prognóstico do tratamento;
  • endodontia, na análise das estruturas radiculares, de fraturas radiculares e na determinação das causas de muitos insucessos após a desvitalização de um dente;
  • periodontologia, na análise do nível óssea e a sua perda por reabsorção;
  • na oclusão, com visualização minuciosa das articulações TMJ;
  • entre outras.

OUTROS EQUIPAMENTOS

Na Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes procuramos estar sempre atualizados, investindo constantemente em novos equipamentos de ponta. Queremos oferecer o máximo de conforto, eficácia e segurança em todos os tratamentos. Apresentamos alguns dos nossos equipamentos:

Autoclaves Classe B - todo o material autoclavável, é esterilizado utilizando um autoclave classe B de ultima geração. Este, executa apenas ciclos de classe B os quais garantem uma esterilização de todo tipo de material, quer seja sólido, oco, poroso ou com dupla selagem, impedindo qualquer possibilidade de confusão ou erro na indicação do tipo de carga ou ciclo, tarefa normalmente atribuída aos auxiliares. Uma esterilização 100% eficaz, é o primeiro passo na prevenção de infeções cruzadas.

Radiovisiografia intra-oral - trata-se de um sistema de aquisição de imagens intra-orais que emprega um sensor de radiação em vez da película radiográfica, permitindo uma imagem produzida em segundos e uma redução, em cerca de 80%, de exposição do paciente à radiação.

Luz branqueamento ZOOM!- luz especial para a ativação do gel branqueador ZOOM! Peça fundamental na obtenção dos resultados e que fizeram deste sistema, o sistema ativado por luz nº1 no Mundo, permitindo que numa hora os dentes ficarão em média 8 tons mais brancos.

Localizador de Ápice- nova tecnologia que permite aumentar a precisão do tratamento endodôntico (desvitalização), indicando o comprimento dos canais radiculares do dente.

Motor para endodontia mecanizada- alternativa à instrumentação manual dos canais radiculares dos dentes nas endodontias, permite uma redução significativa do tempo de tratamento assim como resultados mais perfeitos no alargamento dos canais.

Vitalómetro- aparelho útil no diagnóstico da saúde pulpar do dente. Dá informação sobre a vitalidade do dente, muito importante na área da endodontia(desvitalização).

Laser dentário- aparelho de tecnologia de ponta com multifunções. Extremamente eficaz nos tratamentos dos tecidos moles (gengiva, lábios, língua etc). Pode servir para branqueamentos, tratamento de lesões, infeções, auxiliar em cirurgias, etc.

Jacto de Bicarbonato- útil na profilaxia dentária. Permite a remoção de manchas e pigmentos apresentando também uma ação branqueadora.

Camara intra-oral- permite obter imagens de dentro da boca ampliadas e nítidas. Um auxiliar no diagnóstico e na transmissão de informação ao paciente.

Fotopolimerizadores- aparelho de luz halogena que provoca uma aceleração