Tudo que precisa de Saber!
Os alinhadores são um aparelho dentário praticamente invisível para corrigir os seus dentes. Concebidos através de uma tecnologia digital...
Através de uma tecnologia digital, e graças á previsibilidade do tratamento, é possível gerar imagens 3D que permitem visualizar através de computador a planificação do seu caso desde o início até ao resultado final.
Utilizando um material termo-plástico transparente e de qualidade médica, são produzidos uma série de aparelhos (alinhadores) feitos à medida dos seus dentes.
O tratamento com alinhadores consiste num conjunto de alinhadores utilizados sequencialmente, em que os primeiros são substituídos por outros após duas semanas (e assim sucessivamente até ao fim do tratamento). Cada um dos alinhadores irá produzir movimentos controlados e progressivos, movendo os seus dentes de forma gradual até á posição desejada.
A invisibilidade dos alinhadores deve-se ao material transparente utilizado na sua produção e à sua perfeita adaptação aos dentes. Os alinhadores são muito discretos praticamente impercetíveis não interferindo, por isso, na expressão facial. Deste modo, o paciente pode continuar a manifestar a sua confiança e autoestima sorrindo naturalmente.
O ajuste perfeito aos dentes e a baixa espessura torna este tipo de aparelho mais confortável do que o aparelho tradicional porque as forças são muito graduais e como tal menos dolorosas.
São ainda removíveis o que permite uma fácil higienização dos aparelhos e uma escovagem normal dos dentes com uso do fio dental.
São retirados para comer, logo não implicam restrições nos hábitos alimentares, podendo continuar a comer daquilo que gosta. Podendo ser removidos também noutras situações, como por exemplo a prática de desporto.
É possível efetuar branqueamentos durante o tratamento. O alinhador pode funcionar como uma goteira de branqueamento, e com um produto recomendado de branqueamento é possível terminar o tratamento ortodontico com os dentes corrigidos e também mais brancos.
A previsibilidade do tratamento permite consultas breves com pouca manutenção. As consultas são menos e mais espaçadas. Em cada consulta são entregues um conjunto de alinhadores para as seguintes oito a doze semanas. Este facto permite dar continuidade ao tratamento mesmo no caso de pacientes que residem a grandes distâncias da Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes.
O sucesso do tratamento com alinhadores depende, claro, da motivação e colaboração do paciente. O alinhador deverá ser utilizado aproximadamente 22 horas por dia, sendo removido apenas para comer e higienizar os dentes e o próprio alinhador.
É de esperar, no entanto, algum desconforto inicial inerente á pressão exercida sobre os dentes, que tende a diminuir com o progresso do tratamento. Poderá também, de início, afetar a fala.
Os custos do tratamento com alinhadores é muito semelhante quando comparado com os aparelhos fixos tradicionais, nomeadamente arcos e brackets, podendo nalgumas circunstâncias ser mais económico e noutras mais caras, dependendo acima de tudo da complexidade do caso e da também da duração do tratamento.
Os alinhadores funcionam bem em praticamente todos os casos, no entanto existem algumas restrições ou situações em que os aparelhos fixos poderão ser mais recomendados. De facto, há determinados movimentos dentários em que os aparelhos fixos poderão ser mais eficientes. Por outro lado a colaboração do paciente no tratamento com alinhadores é fundamental ao resultado final desejado.
O seu médico ortodontista saberá recomendar qual a melhor solução para si.