Tipos de Mal Oclusões

 

Apinhamento dentário, resulta da falta de espaço nas arcadas para permitir o alinhamento dos dentes, consequentemente os dentes surgem sobrepostos e desalinhados. Dificulta a higiene para alem de serem inestéticos.

 

 

 

Diastemas é o oposto do apinhamento, ou seja temos uma discrepância positiva entre o tamanho dos dentes e o tamanho dos maxilares logo espaços presentes entre os dentes.
Causas são dentes pequenos, excesso de crescimento dos maxilares e língua grande ou protrusiva.

 

 

Dentes protruidos resultam da posição avançada dos dentes superiores em relação aos dentes inferiores. Pode ser também consequência duma posição avançada do maxilar superior relativamente ao inferior. Afecta a estética, aumenta a possibilidade de ocorrerem acidentes (fracturas dentárias) e permite a supra erupção dos incisivos inferiores e daí problemas gengivais.

 

Mordida aberta consiste na ausência de contacto entre os dentes antagonistas. Dificulta a mastigação nesse sector e conduz a um maior desgaste dos outros dentes. Afecta a estética e pode afectar a fala.

 

 

 

Sobremordida resulta dum excesso de erupção dos dentes anteriores, podendo os dentes superiores recobrir por completo os inferiores e estes tocarem na gengiva superior.
Produz frequentemente problemas de desgaste excessivo e problemas articulares (articulação temporo-mandibular).

 

 

Mordida cruzada anterior resulta da posição invertida dos dentes anteriores afectando apenas um ou todos os dentes anteriores. Pode resultar de má posições destes ou ser consequência de prognatismo mandibular (excesso de crescimento da mandíbula). Afecta a estética, provoca desgaste irregular dos dentes anteriores e pode provocar problemas articulares (articulação temporo-mandibular).

 

Mordida cruzada posterior resulta quando o maxilar superior apresenta-se mais estreito que o normal que obriga o maxilar inferior a desviar para um dos lados para permitir uma maior engrenagem entre os dentes. Produz desgaste desigual dos dentes e frequentemente problemas articulares (articulação temporo-mandibular).

 

 

Dentes ectópoicos formam-se fora de posição. Podem erupcionar ou não. Precisam de ser reposicionados. Os mais afectados são os caninos. Afecta a estética e a função.

 

 

 

 

Dentes impactados formam-se na posição correcta mas não chegam a erupcionar devido a falta de espaço, ausência de poder eruptivo ou algum obstáculo. Deve-se criar condições para erupcionarem ou serem traccionados.

 

 

 

 

Ausência de dentes provoca migrações dos dentes adjacentes. Torna-se necessário reposicionar os dentes criando espaço para serem substituídos os ausentes.

 

 

 

 

Numerosos hábitos podem afectar a posição dos dentes, é necessário eliminar o hábito e corrigir as alterações nos dentes ou maxilares. Exemplos sucção de polegar, chupeta, lábio, deglutição infantil com projecção lingual, etc.