Cuidados Pós-Operatório

Tomar antibiótico, se prescrito (1 comprimido 12-12hrs se for Amoxicilina /Ac. Clavulãnico 875/125mg ou 1 comprimido por dia se for Claritromicina 500mg).

Tomar anti-inflamatório/analgésico, se prescrito (1 carteira 12-12 horas se for Ibuprofeno 600mg ou 1 comprimido por dia se for Piroxicam) durante 2 dias mínimo; continuar em regime S.O.S se for necessário.

Cuidados Pós-OperatórioAplicar gelo: períodos de 10 minutos com igual intervalo, durante mínimo de 2 horas (implante unitário simples); prolongar se necessário durante 2 dias, com intervalos de repouso maior (implantes múltiplos ou cirurgias de regeneração óssea).

Cuidados Pós-OperatórioEnxaguar boca com água fria com solução desinfectante (exs. Eludril, Clorhexidina, etc) evitando bochechar duma forma vigorosa no primeiro dia.

Nos dias seguintes continuar a bochechar com solução desinfectante ou agua fervida arrefecida com 1 colher de chá de sal por copo.

Não mastigar sobre a zona operada, ou mastigação cuidadosa.

Alimentação mole e fria: 48 horas; incluir progressivamente dieta mais dura, usar bom senso (evitar ingerir líquidos com “palhinha”).

Rigorosa higiene oral: escova 7/100, aplicação de gel com clorhexidina (ex. Elugel) sobre ferida e casquilho de cicatrização (porção visível do implante) 4-5 x dia (após bochecho).

Se for fumador evitar fumar durante dois dias.

Remoção de pontos de sutura 8-10 dias após cirurgia
Respeitar esquema de controlos estabelecidos para si

Esperar

Alguma dor: respeitar prescrição do anti-inflamatório/analgésico.
Possível edema (face “inchada”): não esquecer de aplicar gelo.
Possível hemorragia: controlar através de compressão da área com gaze ou tecido muito bem lavado durante 15 minutos.

Dentes Provisórios

Se foram colocados dentes provisórios sobre os implantes, deve evitar mastigar sobre eles (se houver alternativa) ou então mastigar de forma muito cuidadosa durante um período de mês e meio. Se esta regra não for respeitada poderá levar ao fracasso do implante.