O Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNPSO) do Ministério da Saúde instituiu o Cheque Dentista que abrange 4 segmentos populacionais:

Crianças e Jovens

Grávidas

Idosos

Portadores VIH

A Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes é Clínica aderente a este programa. Logo, se está incluído num destes grupos, poderá usufruir dos tratamentos dentários previstos sem qualquer custo. Na posse do cheque-dentista, deve marcar uma consulta. Teremos um médico dentista disponível para o atender.

Crianças e jovens

Crianças e jovens que frequentam escolas públicas ou instituições privadas de solidariedade social são abrangidas conforme a sua idade. O cheque-dentista é entregue, na escola, aos encarregados de educação dos alunos selecionados pelo higienista oral do Centro de Saúde.

O 1º cheque-dentista, para crianças com idade inferior a 7 anos, destina-se ao tratamento de 2 dentes permanentes e/ou à aplicação de selantes.

Caso os médicos dentistas da Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes considerarem a necessidade de mais tratamentos, poderá ser emitido um 2º ou 3º cheque-dentista para algumas idades.

As crianças de 7, 10 e 13 anos continuam a ser abrangidos, sendo agora alargado ás idades intermédias (8, 9, 11, 12) e inclusivamente aos jovens de 14, 15 e 16 anos.

Grávidas

Mulheres grávidas em vigilância pré-natal no Serviço Nacional de Saúde para beneficiarem dos cheques-dentista devem dirigir-se ao Centro de Saúde da área da sua residência. Se o seu médico de família entender que necessita de ir ao dentista, ele passa-lhe o primeiro cheque-dentista.

Se necessitar de efectuar vários tratamentos, ser-lhe-ão passados na Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes mais 1 ou 2 cheques (3 no total).

Os tratamentos previstos neste programa são tratamentos preventivos, restaurações, desvitalizações, extrações, destartarizações e alisamentos radiculares. A execução destes tratamentos pode ser concluída até 60 dias após a data prevista para o parto ou da data efetiva do mesmo.

Idosos

Os beneficiários deste programa terão de usufruir do Complemento Solidário para Idosos.

Para beneficiar dos cheques-dentista deve dirigir-se ao Centro de Saúde da área da sua residência. Se o seu médico de família entender que necessita de ir ao dentista, ele passa-lhe o primeiro cheque-dentista.

Se necessitar de efectuar vários tratamentos, ser-lhe-á passado na Clínica Médica Dentária Dr. Fernandes mais 1 cheque dentista (perfazendo 2 no total).

Os cheques não podem ser utilizados para pagamento de próteses. No entanto, os beneficiários do Complemento Solidário para Idosos têm direito a benefícios adicionais de saúde que incluem, entre outros, o reembolso financeiro até 75 % da despesa na aquisição e reparação de próteses dentárias removíveis, com um limite máximo de 250,00 € em cada 3 anos

Utentes portadores de VIH/SIDA

Os utentes portadores de VIH/SIDA, a fim de beneficiarem do cheque dentista devem dirigir-se ao Centro de Saúde da área da sua residência.